Tenha uma boa logística e entregue resultados

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Atualmente o mercado online está cada vez mais concorrido, muitos empreendedores começaram a abrir um comércio eletrônico, devido essa nova oportunidade de negócio, mas certas empresas encontraram algumas dificuldades na logística do e-commerce.

Ter um processo logístico bem estruturado faz total diferença no desempenho das vendas online, devido estar inteiramente ligado às experiências de compra do consumidor e à credibilidade da sua empresa.

Antes de você pensar em abrir uma loja virtual, é fundamental desenvolver e estruturar o controle do estoque, cálculo do frete, empacotamento e transporte dos produtos, pois com uma logística bem estruturada você conseguirá expandir o seu negócio e conquistará a credibilidade de mercado.

Além disso você sabia que o fator logístico está entre os principais motivos que causam o abandono do carrinho no e-commerce? Não? então perceba o quanto a logística é importante e o quanto ela pode impactar em suas vendas, mas deixaremos esse assunto para outro artigo. Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades.

Quer saber como melhorar o controle logístico do seu e-commerce? Então continue esta leitura e aplique as técnicas que facilitarão o controle de estoque da sua empresa.

Planejamento operacional e vendas

Planejamento - 1213 Comunicação

O processo de estoque e entrega do seu e-commerce é primordial para o sucesso da sua loja virtual, pois a ideia principal da sua loja, é vender os produtos de forma online, logo o estoque tem que estar alinhado com a divulgação dos produtos.

Não há nada pior do que o cliente se deparar com “Produto indisponível” por todos os lados, portanto, para evitar este cenário, é essencial ter uma gestão de estoque e um planejamento de pedidos precisos.

Para que o estoque se ajuste à demanda de pedidos, faça sempre o balanço das vendas, a partir dos dados do mês anterior, compare a quantidade vendida e estoque restante, depois faça uma projeção para o mês iniciado, deixando uma margem para caso haja um crescimento.

Mas lembre-se: se você notar um aumento nas vendas de um determinado produto, analise a causa e já faça novos pedidos para que o produto não fique indisponível para o próximo mês.

Tudo estará em torno da estratégia utilizada, previsões através de históricos, promoções, estimativas  etc.

Fique sempre atento, ou você poderá comprar um estoque superior ao necessário e ficar com ele parado não é saudável para sua empresa. Então tome cuidado e analise o cenário.

Controle de estoque

Planejamento agenda - 1213 Comunicação

A base para um controle de estoque eficaz, é trabalhar lado a lado com o planejamento de vendas e marketing da sua empresa.

Ter uma integração com os esses setores, pode lhe ajudar a evitar possíveis falhas no estoque, uma vez que sem o controle de vendas, você não saberá se necessita fazer mais pedidos para que o produto não fique indisponível ou se possui estoque suficiente ou superior a demanda.

Implante uma ferramenta de controle de estoque para que você faça a sua gestão, você também pode trabalhar a base de planilhas no excel, mas atualmente existem algumas ferramentas gratuitas e outra mais acessíveis para o seu negócio.

Assim você obterá um controle automatizado das entradas e saídas e poderá gerar um relatório para saber quais produtos devem ser comprados em quantidade maior ou menor.

Escolha a que mais se adequar ao cenário da sua empresa e mãos à obra.

Para se obter uma melhor gestão de estoque, tenha sempre critérios para escolher fornecedores, incluindo a elaboração de cotações, manutenção de produtos e promoções por quantidade de compra.

Defina a quantidade inicial de cada produto estocado, juntamente com as estratégias a serem utilizadas para a divulgação da sua loja e defina as medidas que serão adotadas para as promoções, liquidações e aumento do estoque.

Uma outra maneira eficiente, porém trabalhosa para saber o seu estoque real, é fazer a contagem dos produtos.

Você sabia que uma grande parcela de empresas não sabem a quantidade real dos produtos estocados?

Você sabia também que quando eles fazem o inventário, se deparam com muitas avarias e por isso acabam perdendo venda e ocasionando problemas de retorno financeiro e de entrega?

Livre-se das perdas financeiras, faça um inventário a cada semana se possível.

Além disso, se você encontrar estoque parado, não deixe de fazer uma ação de venda, pois estoque parado é dinheiro que deixa de entrar.

Não tenha medo, elabore uma estratégia de venda e elimine o que não está girando.

Preparação dos pedidos para envio

Coletagem- caixa com o produto e entregador - 1213 Comunicação

Implemente um sistema de localização de produtos para que quando seja realizado um pedido, você consiga localizá-lo facilmente.

Independente do tamanho do seu armazém, tenha sempre um controle eficiente de localização.

Deixe um espaço para pôr em ordem os pedidos, para que não ocorra erros na hora da triagem e que facilite a coleta pelas transportadoras.

Dica:

Não faça contagens dos produtos durante a coleta, para que não haja erros, o ideal é você separar os seus produtos por embalagens, ou seja, se você agrupar cada produto em embalagens de 10 peças, toda vez que você precisar retirar um pedido, a contagem será mais precisa.

Planejamento de estoque e gestão de demanda

Planejamento, mapa, computador, caderno - 1213 Comunicação

Tenha sempre um bom relacionamento com os seus fornecedores, pois quando o estoque e a entrega estão organizados, a sua empresa poderá projetar a gestão de compra de novos produtos e atenderá fielmente os prazos de entrega de mercadoria.

Quer aumentar o seu faturamento? Então faça com que os clientes confiem você, cumpra o que promete e mantenha o alinhamento em todas as áreas do seu e-commerce.

Se você está com alguma dificuldade, tem dúvidas de como enfrentar esse mercado tão competitivo e quer melhorar ou construir a sua loja online, entre em contato conosco e veja como a 1213 Comunicação pode lhe ajudar.

Então, gostou das dicas?

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Até o próximo post.

Abraços!

 

Gerente de Comunicação e Conteúdo Digital na 1213 Comunicação