Porque a minha loja precisa ter um e-commerce?

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A forma como comprávamos produtos ou serviços, durante muito tempo foi a mesma. Quando queríamos algo, tínhamos que nos locomover até a empresa ou loja para somente então, escolher, comprar ou tirar dúvidas sobre os produtos.

Atualmente, com o avanço das tecnologias, o consumidor tornou-se mais exigente, ele avalia não somente o custo do produto, mas também os benefícios da compra, pois ele gosta de se relacionar e deseja que as empresas ou marcas se aproximem dele com os mesmos valores e padrões e que se adequem ao seu estilo de vida.

O consumidor está a cada dia mais conectado, globalizado e está interagindo mais em diferentes canais e mídias e as empresas devem acompanhar essa evolução se quiserem ter um bom relacionamento com os seus clientes.

Os consumidores estão muito mais ativos e utilizam todas as ferramentas e canais para pesquisar, selecionar, comparar e verificar informações, antes de efetuar a compra de um produto.

Já falamos sobre algumas razões para sua empresa ter um site, porém gostaríamos de ressaltar que ter um site ou uma loja online, não é e não deve ser exclusividade de médias e grandes empresas, esse é um investimento que deve ser feito por todos, incluindo as micro e pequenas empresas.

De acordo com um estudo realizado pela E-BIT, cerca de ¼ da população brasileira realizou um compra online em 2016. Isso mostra o poder e o tamanho do impacto que esse mercado pode ter nas finanças da sua empresa.

Ter uma loja online, com estratégia e planejamentos bem definidos para o ambiente digital, pode ajudar as micros e pequenas empresas a terem acesso a clientes que antes não conseguiam alcançar, ficar a frente de seus concorrentes e com o passar do tempo poderá se tornar referência no segmento, além de, é claro, ter novas fontes de receita.

Lembre-se: A medida que as pessoas começarem a conhecer e a se relacionar com a sua empresa, elas deixarão de ser visitantes, tornando-se consumidores.

Em nenhuma outra época foi tão fácil ou mais barato ter uma loja online, as empresas não precisam mais gastar muito tempo e dinheiro para ter um site de comércio eletrônico.

Hoje existem diversas plataformas onde você consegue criar uma loja online com inúmeros recursos, sem a necessidade de entender sobre programação, podendo utilizar serviços pagos e até mesmo gratuitos.

Estes sites, possuem recursos como carrinho de compras, catálogos de produtos, e-mail marketing, gerenciamento de estoque, diversas integrações e possuem vários meios de pagamento (gateway como cartões de crédito ou outros métodos).

Vender através da Internet oferece aos clientes a comodidade de comprar produtos ou serviços de onde e quando quiserem, por isso, aproveite essa oportunidade e crie mais facilidades, para que eles prefiram a sua empresa para fazer negócio.

 

Mercado Mobile

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De acordo com um estudo do IBGE, 92,1% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio do telefone celular, enquanto 70,1% dos domicílios o fizeram por meio do microcomputador.

Os brasileiros são usuários frenéticos ​​de smartphones e todo conteúdo e pesquisas estão ali pronto para ser acessado na palma da mão.

Com essa facilidade, torna-se muito mais fácil e prático para o consumidor pesquisar e comparar preços e ainda realizar compras a qualquer momento. Dessa forma, pode-se entender a importância do e-commerce e das estratégias voltadas para lojas responsivas.

 

Mas por que abrir uma loja virtual?

 

Os estudos e pesquisas econômicas mostram a tendência do comportamento do consumidor em realizar a cada dia mais compras pela internet, em vista disso selecionamos algumas razões que impulsionam o consumidor a comprar via loja virtual.

  • A Facilidade e comodidade nas compras.
  • Segurança (As compras online estão muito mais seguras em relação ao passado).
  • Facilidade em buscar informações sobre os produtos/servicos, pesquisar e comparar preços
  • avaliações reais de outros consumidores sobre o produto e atendimento
  • Aumento do número de usuários de Internet no Brasil.
  • Maior eficácia na realização de campanhas e promoções, atingindo o público alvo correto.

 

Vantagens do E-commerce

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1. Menor investimento

Enquanto para montar uma loja física, você necessita de um espaço físico, vendedores, vitrines, mostruário, estoques e entre vários outros pontos necessários. Com a loja online, você somente necessita de um computador, internet e dependendo da sua área de atuação, ter um espaço para armazenar e embalar seus produtos para entrega.

Contudo, apesar da operação do e-commerce ser menor em relação a uma loja física, não significa que não haverá investimento. O seu maior investimento será em tecnologia e divulgação, coisas que com certeza, qualquer negócio precisaria também, afinal de contas, quem não é visto, não é lembrado!

 

2.Compartilhamento de estoque

Essa é uma das maiores vantagens de uma loja virtual, no compartilhamento de estoque, você não precisa montar um estoque paralelo para começar uma operação de e-commerce. Inicialmente não haverá necessidade, pois o giro ainda é pequeno, mas depois que o negócio engrenar você poderá pensar no assunto.

Quando se trata de estoque compartilhado você poderá efetuar um gerenciamento integrado dos produtos e utilizar um sistema de back office para administrar o estoque e não ter problemas em vender produtos que não estão mais disponíveis.

Lembre-se: A gestão de estoque é fundamental para o sucesso da sua loja, pois quando um consumidor faz uma compra, ele presume que vai receber o seu produto. Então saiba administrar e não perca clientes por uma má gestão.

É possível também trabalhar com reserva de estoque para o e-commerce, no sistema de gestão, gerando um pedido de reposição quando o estoque estiver próximo de zerar.

 

3.Alcance da marca

A internet é um mundo sem fronteiras e se a sua empresa estiver bem situada na internet você irá romper qualquer barreira para fazer negócio, pois com a internet, a sua empresa deixará de ser um negócio local para ser uma empresa global.

Expandir não será um problema, porque com uma empresa online você tem possibilidades de atender clientes de todos os locais, até mesmo em outro país.

Tudo irá depender do seu planejamento estratégico, além disso, você não terá mais barreiras referentes a horários, pois a sua empresa ficará ativa 24 horas com todos os processos de vendas totalmente automatizados.

 

4.Escalabilidade

Com um bom planejamento e a escolha das ferramentas e plataformas corretas, de acordo com a necessidades da sua empresas, você não terá limites para crescer.  

Com uma loja online você conseguirá atender várias pessoas de uma vez só, quem quiser comprar, o site estará disponível para receber.

Mas para isso é essencial ajustar o seu planejamento com a sua estrutura, uma vez que se o seu site prometer que tem capacidade de atender um número considerável de usuários simultaneamente, ele deve cumprir.

Portanto, escolha uma plataforma escalável ao seu negócio, pois, isso transmite segurança aos clientes, essa plataforma ainda deve ser ajustável ao crescimento da sua empresa.

O ideal é fazer com que as plataformas cresçam juntamente com você para que você não necessite fazer migrações, escolher novos servidores e tenha gastos com o desenvolvimento.

Procure tecnologias que obtenham maior facilidade para fazer upgrades, otimizações e que possuam soluções de expansão.

 

Conclusão

É importante você ter mente que existem muitas vantagens em se ter um e commerce, porém os resultados não aparecem do dia para noite, é necessário muito estudo, acompanhamento, planejamento e persistência.

Se você tem uma loja física e deseja abrir um e-commerce, saiba que as estratégias para o mundo digital devem ser diferenciadas, por isso antes de fazer qualquer coisa, planeje bem as suas ações!

Logo, quanto maior o conhecimento do seu público, melhor. Descubra quem é a sua persona e a jornada de compra dela, para que então você consiga se aproximar do seu público, interagindo sempre com ele. Dessa forma, você poderá aproveitar as oportunidades de compras rápidas, sempre abordando o seu cliente com a mensagem certa.

O mundo online nivela o campo de jogo, pequenos negócios ou operações menores podem e conseguem competir com os grandes players, basta apenas que você estude o mercado e planeje bem as suas estratégias.

Apesar do e-commerce parecer simples, ele requer tanta responsabilidade quanto uma loja física.

Se você está com alguma dificuldade, tem dúvidas de como enfrentar esse mercado tão competitivo e quer melhorar ou construir a sua loja online, entre em contato conosco e veja como a 1213 Comunicação pode lhe ajudar.

 

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Gerente de Comunicação e Conteúdo Digital na 1213 Comunicação