Instagram: O que podemos aprender com as 10 marcas com mais seguidores.

As redes sociais vieram para ficar, isso já sabemos, mas você já notou que determinadas empresas e marcas ditam moda, comportamento e uma série de tendências, principalmente no Instagram?

E por isso, as empresas devem aproveitar as redes sociais para ganhar espaço em mercados que são extremamente competitivos.

As redes sociais estão em nosso cotidiano e podem nos ajudar a potencializar nossos negócios, em uma era em que estar em constante interação com o seu seguidores pode ajudar a vender nossos produtos e serviços, a nos destacar dos concorrentes e aumentar nosso lucros.

Uma prova concreta desse efeito, são as pessoas e marcas que ditam comportamentos, moda e tendências no Instagram.

O Instagram é uma rede social focada no estímulo visual, como a própria empresa diz “é um serviço onde pode-se obter inspiração e descobrir coisas legais que interessam às pessoas.”

Podemos dizer que o Instagram é uma plataforma de desejos e aspirações. É isso mesmo, quantas vezes você já acessou aquele perfil legal e viu o vídeo de um local maravilhoso ou a foto de uma deliciosa comida e ficou desejando também.

Segundo dados da própria empresa, cerca de 75% dos usuários realizaram alguma ação depois de visualizarem uma publicação.

E qual é o motivo de todo esse sucesso? A facilidade e a intuitividade da ferramenta. O Instagram é extremamente fácil e intuitivo, na primeira vez que você utiliza o aplicativo, ele te mostra quais são as suas funções, é tudo muito simples e prático. E você pode navegar por todas opções sem medo.

Por esses motivos o Instagram já possui mais de 700 milhões de usuários ativos no mundo e é por isso que o aplicativo tem obtido o maior crescimento entre todas as redes sociais, tanto em número de usuários, quanto em receita relacionada a publicidade.

Todas as marcas e empresas mais bem sucedidas possuem perfis no Instagram, elas usam a rede social para criar expectativas, sensações e desejos em seus seguidores e consumidores.

Através de estratégias muito bem desenhadas e específicas, elas criam desejos e aspirações, aumentam o número de seus seguidores, ditam tendências e estão em constante interação com seu público.

Todas essas estratégias são cuidadosamente pensadas e realizadas para fazê-las se destacar das demais empresas.

Levantamos uma lista com as 10 marcas com mais seguidores no Instagram, através do Index do Iconosquare, e destacamos os pontos que todas elas possuem em comum e o que as fazem se destacar das demais.

Esse levantamento pode ser filtrado, podendo identificar qual empresa tem mais seguidores, qual possui a maior taxa de engajamento, qual tem a hashtags mais popular e até mesmo qual marca realizou mais postagem.

Além disso, é possível filtrar por períodos: dia anterior, semana passada ou os últimos 30 dias.

Dica:  Se você tem uma marca como referência, essa é uma ferramenta excelente para você fazer um estudo da marca, entender como ela se posiciona e como se comunica com o público.

Abaixo, temos a lista das 10 marcas com mais seguidores no Instagram.

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* Busca realizada no dia 28/06/2017

Então, vamos ao que importa? O que essas marcas têm em comum e fazem de diferente para se destacar e ter sucesso no Instagram?

Através da análise destes perfis, extraímos 5 estratégias utilizadas que lhe ajudarão no desenvolvimento e busca pelo sucesso da sua marca na rede social .

  1.       Uniformidade e estilo de imagens.  Uma das principais coisas que podemos observar nas publicações dessas marcas e em sua presença online é a forma com que elas conseguem apresentar uma uniformidade e o mesmo estilo em suas fotos ou vídeos.

    Se você notar, essa uniformidade e estilo as tornam únicas e por isso mesmo que o vídeo ou a foto tenha sido compartilhada por outro perfil, fica muito fácil identificar e reconhecer a origem daquele conteúdo, isso só acontece porque essas marcas conseguem manter uma consistência nos tons, filtros, estilos e iluminação, aparências, formatos e outros.

    O perfil da Nike usa imagens e vídeos focado nos esportistas, seja ele, profissional ou amador e suas reações de dor, alegria, felicidade, ansiedade e os outros sentimentos.

    Além de mostrar os esportistas, apresentam e realizam o lançamento de produtos com fotos e vídeo onde o único foco é aquele produto.

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  1.       Cores que combinam com a sua marca. Se você está criando uma marca ou está tentando criar uma presença forte no Instagram, saiba que este item é muito importante.
    As cores revelam muito sobre quem você é ou a mensagem que sua marca deseja transmitir,  as cores podem ajudar no seu posicionamento e a torná-lo mais atraente.

    Quer um exemplo? Acesse o perfil do Real Madri e note como as publicações dão preferências para a cor branca ou cores relacionadas aos uniformes, dificilmente você irá ver a cor grená ou vermelho, cores que remetem aos seus rivais Barcelona e Atlético de Madri.

    O branco é associada à pureza, limpeza, segurança e é considerada a cor da perfeição. Uma excelente associação para o time considerado o melhor do século 20.

    Utilize as cores ao seu favor!

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  2.       Incentive interações. As grandes marcas, buscam a proximidade dos seus seguidores, elas querem estar presente na cabeça dos seus clientes. Dessa forma, elas incentivam a interação com eles.

    Hoje, o celular tornou-se um companheiro inseparável, está conosco em todos os locais e em todos os momentos.

    Até mesmo grandes veículos de comunicação já perceberam e usam esse fato a seu favor. Eles interagem, fazendo com que seu público participe da construção da notícia.

    Interaja com os seus seguidores através de mensagens, fotos ou vídeos, usando os seus produtos e serviços ou quando eles estiverem até mesmo na sua loja. Essa interação e participação do público com sua marca gera uma prova social, e prova social nada mais é do que várias pessoas atestando o uso do seu produto e serviço.

    Aproveite isso ao seu favor, crie uma hashtag, estimule a fazer check in quando estiverem em sua empresa, marque-os nas suas fotos, faça repost e etc.

    Ainda falando dos clubes de futebol, o Barcelona faz isso muito bem, eles utilizam a #FCBworld para que todos os seus seguidores possam interagir com o clube, através dessa hashtag.

    O clube pede para que seu torcedor tire uma foto, use a expressão e informe qual a sua localização, para que eles possam selecionar uma foto que utilizou a hashtag e repostar em seu perfil.

    Para observar o poder dessa interação a foto abaixo repostada teve mais de 600 mil curtida e a hashtag #FCBworld até o fechamento do artigo possuía 200.176 publicações.

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  3.       Imagens transmitem valor. Hoje as pessoas estão muito preocupadas com os valores e não é só isso, elas demonstram e fazem questão de buscar associações e parcerias que possuam os mesmos valores e isso é muito bom e importante, nossos valores dizem quem somos, com quem ou o que nos importamos.

    É notável essa mudança no comportamento do consumidor. Nós, enquanto consumidores, gostamos e adoramos consumir produtos ou serviços de marcas que apoiam ou adotam valores similares aos nossos.

    As marcas estão cada vez mais se conscientizando que devem ser humanizadas, mais abertas ao diálogo e demonstrar seus valores e o posicionamento ao seu público.

    Temos como exemplos desse posicionamento, a C&A e O Boticário defendendo o respeito pela diversidade, a Natura com o empoderamento feminino, a Skol defendendo demandas femininas e várias outras marcas assumindo papéis de defesa por outras causas.

    O X da questão para as marcas é compreender, ajudar, acreditar e realmente apoiar a causa alinhado ao seu posicionamento.

    Se a sua marca quer defender alguma causa ou transmitir algum valor, e seus produtos ou serviços são monótonos e não transmitem nenhuma emoção, crie ou produza imagens que represente os valores e as mensagens que sua empresa quer passar.

    Essa é uma excelente forma de estar engajado em algo que realmente vale a pena, mobilizar mais pessoas para a causa apoiada e criar um contato e experiência única para os seus consumidores.

    Podemos aprender isso com a National Geographic, ele se posicionam muitíssimo bem, a descrição do seu perfil diz que “Experimente o mundo através dos olhos dos fotógrafos da National Geographic”, legal essa mensagem, não é ?

    A Natgeo é movida por suas lutas e causas, sempre está defendendo seus valores e a sua cultura e é através dessa postura que eles conseguem engajar muitas pessoas, há anos. Seu slogan diz “Vamos mudar o mundo juntos”, na verdade é a crença deles, é o que realmente fazem, mobilizam pessoas no mundo todo a defender e preservar a natureza e as suas diferentes causas.

    Se você observar o perfil deles, é recheado de fotos com dicas de lugares incríveis, informações sobre animais e a vida em nosso planeta de modo geral. Inspire seus seguidores, transmitindo sua mensagem e o seus valores.

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  1.       Os stories. Você sabe o que é o stories ? Não? Stories são imagens ou vídeos que ficam disponíveis para interação e visualização por 24 horas.

    Eles são responsáveis por criar uma interação em tempo real sobre o que você está fazendo. Para as empresas, isso significa humanizar e aproximar a sua marca das pessoas.

    Uma dica bem legal, é utilizar os stories para mostrar os bastidores da sua empresa, para mostrar como ela funciona, como é o ambiente, quem são as pessoas que trabalham na empresa e até mesmo realizar promoções relâmpagos.

    O stories é uma ótima alternativa para trazer um maior engajamento para o seu perfil.

    A  Victoria’s Secret utiliza os stories para mostrar os bastidores dos ensaios, desfiles e até mesmo realizar alguma promoção.

    Abaixo tem o print de um stories, nele informa alguma surpresa que está por vir e que estará disponível somente no aplicativo da Victoria’s Secret, deslizando o dedo para cima você vai direto para o aplicativo da marca. Se você tem um app ou um site é uma ótima forma de fazer essa interação com outros canais.
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Chegamos ao fim do artigo, nele, podemos ver como o Instagram é uma ferramenta muito versátil, amplamente utilizada e praticamente obrigatória a sua marca ter presença.

Aproveite as dicas retiradas dessas grandes e bem sucedidas marcas no Instagram, analise e estude também outras marcas e empresas em segmentos semelhantes ao seu e veja quais estratégias você poderá adotar em seu negócio.

 

Se você está com alguma dificuldade, tem dúvidas de como utilizar esta rede social que veio para ajudar o seu negócio, entre em contato conosco e veja como a 1213 Comunicação pode lhe ajudar.

 

Então, gostou das dicas?

 

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