Como vender mais no natal ?

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O Natal já está batendo na porta e as expectativas para o aumento do faturamento das empresas estão cada vez mais altas.

Com a mudança do comportamento do consumidor, as vendas diminuíram durante o ano e chegou a hora de recuperar este faturamento, não é mesmo?

Segundo o IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatística), houve uma aumento simbólico nas vendas do varejo deste ano em comparação ao ano de 2016, contudo houve um recuo nas vendas em Agosto e as expectativas para um crescimento das vendas no natal, vem crescendo para a retomada deste aumento.

A pergunta que não quer calar: Você sabe como vender mais no natal?

Aproveitando esse crescimento do mercado, elaboramos algumas dicas que irão fazer com que o seu negócio amplie o campo de visão e consequentemente aumente as chances de alcançar melhores resultados no mês de Dezembro.

Excelência no atendimento

Atendimento. 1213comunicação

Os clientes estão cada vez mais exigentes na hora da compra, com o mercado inchado pela concorrência, o bom atendimento acaba fazendo a diferença, portanto encante o seu cliente e ofereça uma experiência maravilhosa de compra.

Treine bem a sua equipe para oferecer suporte na hora da venda. Equipe motivada, é equipe que vende.

Em caso de loja online, aproveite as oportunidades, se uma pessoa colocou produtos no carrinho, mas abandonou a compra, tente converter em vendas.

Mas como você pode converter em vendas?

Muito simples.

Para quem abandonou o carrinho, envie e-mails automáticos incentivando os clientes a retomarem a compra. Aproveite a oportunidade para sugerir novos produtos similares através do histórico de compra e de navegação.

Vamos fidelizar?

Fidelização.1213comunicação

Quem conhece a célebre frase de Philip kotler: “É mais fácil manter um cliente, do que fazer novos” ?

É a mais pura verdade, vamos atrair e fidelizar os clientes.

Manter um relacionamento com os seus clientes é uma maravilhosa oportunidade de negócio.

Faça um pós venda para saber como foi a experiência de compra, e procure estar por dentro do que eles gostam.

Peça autorização para enviar fotos dos produtos via whatsapp com as promoções e tendências, de acordo com o perfil de cada um.

Ultrapasse as expectativas, seja a diferença no mercado e traia vendas o ano todo para a sua empresa.

Vamos vender com lista de transmissão?

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Porque não vender com o que você tem? Na dica anterior, eu mencionei o uso do aplicativo whatsapp, mas vamos deixar bem claro, que você deve pedir a autorização para fazer isso.

Quando você faz sem autorização, vai existir uma parcela de clientes que vai bloquear a empresa e o que seria uma ferramenta fabulosa de vendas, vira uma forma de queimar a imagem da sua marca.

Utilize o aplicativo como forma de fidelização, vendas (enviado fotos dos lançamentos, promoções e itens do perfil do cliente), negociação, ações e outros mecanismos de vendas.

Faça os seus vendedores venderem

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Tem como fazer os vendedores, venderem mais?

Sim, claro que tem.

Vamos falar um pouco sobre motivação. Quando os vendedores estão motivados, eles começam a trabalhar mais.

Na época de natal é uma loucura, todos os tipos de clientes juntos, a pressão das vendas e o cansaço, fazem com que os colaboradores comecem a desmotivar. Então faça uma capacitação em vendas e em atendimento ao cliente.

Isso vai atrair e fidelizar a clientela.

Estipule metas de vendas e ofereça bonificações para eles. Mas defina metas alcançáveis, lembre-se que a intenção é motivar para vender.

Palavra mágica: Promoção

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Promoção é uma palavra que comove o cliente, todo mundo gosta de sair para comprar e economizar, já ouvi relatos de consumidores dizendo que ganharam o dia porque compraram algo de muita estima, em uma promoção.

É natal, ajude os seus clientes a realizarem os sonhos também.

Pense nos produtos que estão há tempos sem vender, está na hora de oferecer um novo lar para eles e ainda de quebra, conquistar a clientela.

Lembre-se que uma coisa chama outra, uma pessoa pode ter ido comprar um produto pela promoção, mas se você preparou a sua loja para encantar e criar necessidade, o cliente pode levar muito mais que isso.

É data de compartilhar e dar presentes, aproveite isso.

Não esqueça de olhar aqueles produtos que restaram da Black Friday.

Tenho produto suficiente?

Estoque. 1213comunicação

Ahhh esse é o momento, vamos vender de acordo com o nosso estoque, a ideia é surpreender, mas de forma positiva.

Controle muito bem o que você possui em estoque e nada de fazer promoções ou divulgar algo que não tenha, só para atrair as atenções para sua loja. Tome cuidado com a imagem da sua empresa.

Para quem tem loja online, tome um duplo cuidado, cuide bem da sua vitrine e não exponha produtos que não possuem no estoque. Não crie uma frustração no seu cliente.

Tenha um controle e uma projeção real do que foi vendido, com o que tem para vender.

Quem compra pela internet, compra sabendo que existe um prazo para entrega, fique de olho nisso, surpreenda o seu cliente, faça ele ter motivos para voltar a fazer negócio com a sua empresa.

Vamos atrair os olhares?

Organização. 1213comunicação

Vamos para a regra dos 3 segundos?

Uma pessoa leva 3 segundos para a formação da primeira impressão e muitas vezes você não tem oportunidade de uma segunda primeira impressão.

Portanto, organize bem a sua loja e os seus produtos (Isso vale para as lojas presenciais ou virtuais). O seu cliente tem que ser atraído e não repelido.

Lembre-se que a concorrência está à uma porta de distância da sua loja ou a um clique, em caso de lojas virtuais.

Monte uma lista de desejos, faça grupos via whatsapp ou mesmo para quem trabalha em loja online, utilize a sua plataforma para incentivar a compra e para que as pessoas sejam lembradas assim que a data estiver próxima.

Faça um cadastro dos seus clientes, solicite informações importantes como: nome, e-mail e  telefone, assim você vai ter vários meios para encontrá-los.

Envie ofertas por e-mail aos seus clientes em potencial, analise o histórico de compra e envie ofertas similares, não se deixer cair no esquecimento.

O natal é uma data muito sugestiva, temos várias comemorações em torno dela, como: Confraternização do trabalho, confraternização com amigos, amigos secreto em família, entre outros. Então explore essas oportunidades.

Crie grupos e faça sugestões de presentes, de acordo com os perfis dos seus consumidores.

Uma boa vitrine ajuda a vender ?

Vitrine. 1213comunicação

Caro empresário, o que você acha disso? Pense que você também é um consumidor.

Produtos bem expostos causam uma boa impressão e ainda tem o poder de atrair as pessoas.

Não esqueça também de treinar os vendedores para organizar os produtos e os espaços dentro da loja, o visual faz toda a diferença.

Tenha uma vitrine chamativa e atraia mais pessoas para dentro da sua loja. Faça a harmonia do espaço e dos produtos, isso contribui muito para atrair os clientes, e vale tanto para o online, quanto para o presencial.

Quer saber como montar uma vitrine virtual? clique aqui.

Desperte o seu lado criativo e aplique em sua vitrine, isso possibilita que você se destaque no meio de outras lojas e o ajuda a estar em evidência.

Clientes são emotivos, então desperte emoções positivas e a compra por impulso, criando uma atmosfera agradável para as vendas.

Formas de pagamento

Cartão de crédito. 1213comunicação

Você conseguiu 80% do processo de venda, atraiu, encantou, despertou emoções e agora? O que falta para fechar a venda?

Falta a forma de pagamento.

Incentive o seu cliente a comprar mais, ofereça formas diferenciadas de pagamento, não fique preso e não crie barreiras para as vendas.

Vamos falar de marketing digital?

Marketing digital. 1213comunicação

Sabemos que hoje quem ainda não se rendeu ao universo digital, está perdendo vendas.

O marketing digital ajuda a difundir informações e a tornar a sua empresa muito mais conhecida. Então se você ainda não se entregou a esse universo, chegou a hora.

Inicialmente, faça uma página empresarial no Facebook e uma no Instagram e construa um relacionamento com o seu público.

Para saber exatamente com quem interagir, crie a sua persona. Se você tem dúvidas sobre o que é e como construir, clique aqui.

A interação com o seu público, pode lhe render grandes frutos. Faça postagens diárias, mostre o interior da loja, dos produtos, das exposições e ainda ofereça dicas de como usar os seus produtos ou serviços, crie a sua prova social.

Construa a sua interação com o seu público, escreva posts com dicas de presentes de natal, prepare peças e vídeos criativos que provoquem engajamento.

Embora queiramos vender mais no natal e aumentar o faturamento do nosso negócio, não podemos esquecer que estamos nos relacionando com pessoas e quando entendemos bem esse relacionamento, abrimos portas para muitas outras coisas.

O natal é uma data muito característica, é um período onde se desperta muitas emoções e muitas pessoas param para refletir, é tempo de solidariedade e de compartilhar com o próximo.

Quando a sua empresa for fazer qualquer campanha ou qualquer divulgação, não esqueça de pensar nas pessoas e nas emoções que a data desperta.

Saiba vender sendo mais humano.

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Até o próximo post.

Boas festas

Gerente de Comunicação e Conteúdo Digital na 1213 Comunicação