Como montar um ecommerce de sucesso

Compra online - 1213 comunicação

Atualmente o mercado online está cada vez mais concorrido, muitos empreendedores encontraram no ecommerce uma nova oportunidade de negócio, intensificaram as suas vendas e o número só aumenta com o tempo.

Segundo a E-bit, empresa que fornece informações especializadas em comércio eletrônico brasileiro, em 2016 as lojas online obtiveram um crescimento de 8% e só no primeiro semestre deste mesmo ano, faturaram em torno de R$19,6 bilhões.

Esse número é bem expressivo, não é mesmo?

Você deve estar se perguntando: “Mas como posso fazer para montar o meu e-commerce? Quais as principais dificuldades?”

Antes de tudo, tenha bem claro em sua mente, qual o tipo de negócio que você deseja abrir, pois é dessa forma que você poderá saber qual a melhor plataforma para a escolha da sua loja virtual, qual a melhor estratégia a ser utilizada e o seu diferencial.

Apesar de ser simples, para quem deseja ingressar nesse universo de negócio eletrônico, foco e dedicação são a chave do seu sucesso, tem muito trabalho envolvido para conseguir se destacar.

As vendas nesse meio, são mais frias por não ter um contato direto com uma pessoa física, logo, faz-se necessário aplicar alguns diferenciais para encantar o seu cliente.

Em meio a tanta concorrência o seu foco será fazer com que as pessoas escolham a sua empresa para fazer negócio.

Se você quer saber como montar um e-commerce e fazer a diferença nesse mercado, esse artigo foi feito para você e iremos te ajudar a construir uma loja online de sucesso.

Planejamento

Planejamento marketing online - 1213 comunicação

Planejamento sempre é o começo de tudo, não há como fugir dessa regra!

O sucesso não vem sem planejamento, esforço e dedicação, então para quem está iniciando, muita calma nessa hora e vamos planejar!!!

Estude quem são os seus clientes, avalie o seu público através da criação da sua persona para que você consiga direcionar os seus produtos para as pessoas certas.

Depois que estiver claro qual o tipo de negócio que você deseja abrir, deve-se fazer um planejamento de marketing para entender quem é o seu público, as tendências, seus concorrentes, as estratégias a serem utilizadas e qual a melhor plataforma online para operar a sua empresa.

Ainda é necessário avaliar toda a logística do seu negócio, como estoque, custo de frete, área de atuação e valores de investimento.

Nesta fase você deve avaliar o cenário por inteiro da sua empresa, verificar as oportunidades e as ameaças de negócio, a equipe que irá ajudar a gerir, investimentos etc.

Somente analisando cada setor você conseguirá fazer um bom planejamento e abrir o seu e-commerce de sucesso.

DICA:

Na hora de escolher o negócio mais rentável, se você ainda não sabe o que vender, não tente abraçar o mercado inteiro, procure começar pelos nichos!

Estude segmentos específicos e aumente as chances de ser reconhecido pela excelência naquela área!

Desenvolvimento

Mão, caneta e tablete branco com uma imagem desfocada- 1213 Comunicação

Na hora da criação do nome da sua empresa, é fundamental que antes você faça uma pesquisa.

Indicamos os sites de registro de domínios como o  www.registro.org e www.registro.br, neles você pode verificar gratuitamente se existe ou não alguma outra empresa com o mesmo nome.

A pesquisa é feita para que sua empresa não tenha possíveis reclamações sobre patentes e registros de marca contra você e claro, serve para que você não faça investimentos de publicidade para o seu concorrente.

Depois da criação do nome, vamos partir para encontrar a melhor plataforma para trabalhar o seu negócio!

Plataformas

apple-iphone-smartphone-mesa - 1213 Comunicação

Hoje, o mercado eletrônico possui uma gama de opções de plataformas de e-commerce, elas influenciam na criação e desempenho da sua loja.

As plataformas ainda ajudam no gerenciamento total do seu negócio, como a inclusão de produtos, gestão de estoque, preços, frete, entre outros.

A escolha da melhor plataforma tem que ser medida e planejada pelas facilidades administrativas e de divulgação.

Portanto, analise se ela consegue ser funcional quanto aos seguintes itens:

  • Integração com a versão do e-commerce do Google Analytics;
  • Integração com as redes sociais;
  • Desenvolvimento do SEO
  • Integração com links patrocinados
  • Diversidade de formas de pagamento
  • Recursos de segurança das transações disponíveis (SSl, antifraude).
  • Responsividade do site

DICA:

Mesmo que você apenas esteja começando um negócio, imagine o quanto quer crescer e projete a escolha dessa ferramenta para esse cenário.

Pós venda - fidelização do cliente

Mulher com um head na orelha- 1213Comunicação

Crie canais de diálogo para feedback e suporte ao cliente, trabalhe com esse diferencial e mantenha-se sempre perto do seu público.

Deixe espaços também para que o cliente possa comentar sobre os seus produtos e serviços e insira questionários de satisfação do cliente.

Entenda, o cliente necessita saber que vai ser bem atendido e que tem o apoio da empresa. 

Lembre-se: É mais fácil manter um cliente, que conquistar novos.

Logística

Tabuleiro, dados, e pinos azul, amarelo e vermelho - 1213 Comunicação

Quando se abre uma empresa e se compromete com o seu cliente, deve-se levar muito a sério a entrega dos produtos.

É normal ocorrer em certas ocasiões, sobrecargas quanto às entregas, em principal, em meio as datas comemorativas.

Porém você deve estar atento para que não ocorram atrasos!

Se você promete, você cumpri !!

Não dê desculpas que não conseguiu entregar no prazo, pois algumas regiões são de difícil acesso. Na hora expor que você atende aquela região, você se compromete com o prazo!

Então tenha um sistema de logística bem preparado para isso, utilize os prazos certos para atender os clientes, não crie expectativas, dê resultados! Surpreenda!

Delimite as regiões que você tem certeza de entrega nos prazos estabelecidos!

Não há nada pior que perder cliente por falta de logística

Pagamentos

Carteira, teclado de laptop, cartão de crédito - 1213 Comunicação

Toda loja virtual deve ter um sistema de pagamento de qualidade, pois as transações devem ser seguras tanto para os clientes quanto para os lojistas.

Seguem três formas de pagamentos muito utilizadas pelos e-commerces:

  1. Intermediadores de pagamentos: É a solução de pagamento mais recomendada, pois são mais confiáveis, tanto para o consumidor, quanto para os lojistas.  Os mais conhecidos são: Paypal, PagSeguro e Mercadopago, por realizarem análises antifraudes tem um custo maior para a terceirização.
  2. Gateways de pagamento (Cartão de crédito e débido): É uma solução mais utilizada quando o assunto é praticidade e garantem conexões mais estáveis. Utilizando o cartão de crédito é cobrado somente uma taxa fixa por transação. Contudo, os lojistas devem se preocupar com o sistema anti-fraude e precisam contratar esse serviço. Os mais conhecidos são: Locaweb, Superpay, Braspag, Boldcron, Cobredireto e Cobrebem.
  3. Boleto bancário: O cliente pode imprimir o boleto e pagar no banco da sua preferência ou por meio da Internet Banking. Indicamos ter essa opção para capturar uma parcela de clientes que não confiam em informar os dados bancários pela internet. Verificar custo por boleto pago (varia por banco).  

Você deve avaliar as formas de pagamentos que mais se adequem ao seu negócio, portanto antes de escolher as melhores soluções de pagamento, analise:

  • Perfil do público;
  • Mercado;
  • Taxas de pagamento;
  • Prazos para compensação;
  • Usabilidade da ferramenta;
  • Facilidade de integração com a plataforma e
  • A segurança do lojista.

Segurança

Teclado e com a imagem digital de um cadeado azul - 1213 Comunicação

O item segurança é fundamental para você que deseja abrir uma loja online, e quando se refere à segurança, o contexto deve ser geral.

Gerir uma loja online é muita responsabilidade, pois ocorrem muitas transações comerciais e os dados inseridos devem estar seguros.

O cliente ao inserir seus dados, deposita total confiança na sua empresa, ele acredita que receberá um produto de qualidade e que os seus dados pessoais e bancários estarão seguros.

Para que isso ocorra, escolha um ferramenta que possibilite a segurança do seu e-commerce.

Segue exemplos abaixo:

  1. SSl (Secure Sockert Layer) - É uma ferramenta que criptografa os dados de transações que circulam pela internet, garantindo a integridade dos conteúdo, aumentando a segurança e impedindo que pessoas não autorizadas capturem os dados informados no site.
  2. Scan de Aplicação e IP – o Scan de Aplicação e IP busca vulnerabilidades no seu site que permitiriam que uma pessoa mal intencionada consiga acessar seu banco de dados e roubar informações. O Scan encontra essas falhas e as aponta para sua equipe de desenvolvimento corrigir.

Vale ressaltar, que proteger as informações do seu cliente é tão importante quanto demonstrar para eles a sua preocupação. Logo, insira em sua plataforma selos reconhecidos que indiquem a alta segurança de seu site, pois muitas vezes a presença desses selos aumenta as taxas de conversão e vendas.

Se você está com alguma dificuldade, tem dúvidas de como enfrentar esse mercado tão competitivo e quer melhorar ou construir a sua loja online, entre em contato conosco e veja como a 1213 Comunicação pode lhe ajudar.

 

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Até o próximo post.

 

Abraços!

Gerente de Comunicação e Conteúdo Digital na 1213 Comunicação