Como gerar mais tráfego para o seu site

Teclado com a palavra SEO escrita em cima da imagem com fundo azul. 1213 comunicação

Aprendemos no artigo Como produzir conteúdo relevante em 6 passos que escrever pode parecer ser a coisa mais fácil do mundo, mas requer alguns cuidados, muita dedicação e disciplina.

Para você que está iniciando o processo de produção de conteúdo da sua empresa, ter visibilidade é fundamental para tornar o seu blog conhecido.  

O primeiro problema encontrado na hora que você cria um site/blog do zero, é atrair visitantes. É normal que aconteça no início, porém, gerar tráfego é fundamental para a funcionalidade do seu site/blog, sem visitantes não há razão pela qual escrever.

As estratégias que aqui serão ensinadas, lhe ajudarão a atrair mais fluxo de pessoas, contudo, a permanência delas só dependerá de você.

Produza com qualidade!!

Em meio a tantos conteúdos superficiais que se espalham na internet, encontrar algo relevante é difícil. Logo, esse artigo foi feito para você que realmente se importa com o seu leitor e que deseja contribuir de alguma forma com a vida do seu público através de conteúdos.

Além de algumas técnicas de SEO, este artigo ainda contempla algumas estratégias para atrair mais público para dentro do seu site, pois,  você precisa de visibilidade e temos as estratégias certas para você!

 

Palavras - chave

As palavras-chave são métodos para que o seu site/blog seja rankeado nos sites de buscas como o Google, Bing , Yahoo, entre outros.

Elas fazem parte do SEO que é fundamental para você ter um bom posicionamento na listagem de resultados.

Sugerimos o Google Adwords como um facilitador por ser uma ferramenta que te possibilita encontrar a melhor palavra - chave para o seu conteúdo. Com ele, você poderá analisar a competitividade das palavras, identificar novas nomenclaturas para o seu tema e descobrir a audiência de cada palavra no Google.

 

Title Tag

O SEO é um conjunto de técnicas importantes que ajudam no rankeamento do seu site/blog, utilize algumas ferramentas de dentro do site para o preenchimento de cada informação corretamente.

Quando você for implantar as Tags do seu título, não esqueça de sempre obedecer a sequência delas H1,H2, H3, H4, H5, H6.

Quanto maior for a heading, maior o seu grau de importância para destaque.

A H1 é o título principal, é a que possui mais relevância, as restantes são os subtítulos e cada uma com o seu grau de importância e tamanho diferenciado.

 

Meta Description

A meta description é o cartão de visita do seu conteúdo, pois, é ela que contém um resumo sucinto do que será falado.

Então, busque encantar os seus leitores informando o que os espera ao clicar no seu link para ler.

Lembre-se de inserir a palavra-chave no resumo e que você tem apenas 150 caracteres para isso. Por isso, capriche, pois esse tópico faz muita diferença !

 

Alt Text em imagens

Todo conteúdo do seu site/blog deve estar otimizado para os motores de busca, portanto, imagens e vídeos também devem estar devidamente nomeados com palavras-chave.  

Lembre que o Google captura todas as imagens inseridas na internet, logo, nomeando devidamente as imagens e vídeos com a descrição exata da foto/vídeo, estes serão identificados como parte de um determinado assunto, fazendo referência à sua empresa.

Além disso, o alt text em imagem ajuda na acessibilidade, quando um deficiente visual está na internet, o computador vai ler exatamente a descrição da sua imagem.

Hoje, o Facebook já está utilizando esse contexto para as próprias publicações de imagens e vídeos.

 

Títulos

Os títulos são um chamariz para o seu texto!

Não adianta escrever um texto maravilhoso se o título não conseguir captar a atenção do seu público.

Pesquise o que o seu leitor quer saber e o que tem de diferente e atual para apresentar.

Crie títulos com perguntas, números ou comparações, além de ser um diferencial, você conseguirá aguçar a curiosidade das pessoas.

 

Texto

Os textos devem conter no mínimo 600 palavras para conseguir um bom rankeamento, mas não se preocupe com a quantidade de palavras, o importante é o texto responder todos os possíveis questionamentos dos leitores.

Sinta-se à vontade para escrever, mas o texto precisa ter qualidade e profundidade. Não adianta ficar pensando na quantidade de palavras e não se importar com o conteúdo.

Acredite! Textos longos ou curtos podem apresentar grandes informações e fazer a diferença na internet.

Uma técnica para quem escreve é quebrar o texto em curtos parágrafos, pois, dessa forma fica mais fácil de ler e entender cada ponto escrito.

 

Google Analytics

Utilize o Google Analytics para você dimensionar o alcance que os seus conteúdos estão atingindo.

Com ele, você consegue saber o número total de visitantes, a origem do tráfego, entre outros.

Além de ser uma ferramenta de monitoramento, ela ajuda na tomada de decisões, devido possibilitar a analise de dados para fazer a melhor campanha de marketing.

 

Concorrentes

Monitorar a concorrência não é espionar para fazer igual, e sim acompanhar como o mercado está se movimentando para você se planejar e poder criar novas oportunidades.

Utilize o Google Alerts, nele você pode inserir uma palavra-chave e receber informações do que está sendo discutido na internet sobre aquele tema e ainda consegue monitorar pelos nomes dos concorrentes.

Existe também o Infinigraph que monitora o público via mídias sociais, com ele você saberá quais conteúdos estão sendo compartilhados nas redes pelas pessoas que seguem a sua empresa.

Esta é uma excelente ferramenta para você que deseja ficar por dentro das tendências da sua rede.

 

Redes sociais

O Facebook, Instagram, Google Plus, Linkedin, entre outras, são redes sociais onde você poderá divulgar o seu conteúdo e atrair mais tráfego para o seu site/blog.

Cada rede tem a sua particularidade e você tem a possibilidade de impulsionar as suas publicações de forma mais acessível dentro delas, além de conseguir um público orgânico.

Dentro das redes sociais, você conseguirá atrair mais leads para sua página, através do envolvimento do público e ainda convidar amigos e conhecidos para curtir sua página.

Mas procure saber onde seu público está, às vezes, o uso da rede errada pode fazer você perder tempo e esforços.

O Google Plus, apesar de não ser muito usado no Brasil, ele te ajuda no rankeamento do Google para o seu site, então não deixe de inserir conteúdo nessa rede!!

Publique seus conteúdos nos grupos relacionados, pois poderá contribuir e muito, para chamar a atenção do público de interesse. Contudo, não faça as mesmas chamadas para todos os grupos e redes sociais, pois cada lugar tem uma forma de abordagem.

Então, monitore e adeque cada chamada ainda que seja o mesmo conteúdo e estimule cada público a ver o seu conteúdo da forma personalizada!

 

E-mail marketing

Os e-mails marketing são ótimas opções para você que deseja aumentar o tráfego da sua página.

Para quem está iniciando, um dos maiores problemas é: “Como posso enviar e-mails se ainda não possuo contatos cadastrados?”

É fácil! contudo, a primeira dica é:

Nunca, em hipótese alguma compre listas de emails.

Comprar uma lista não é nada ético e pode acarretar grandes prejuízos para a sua empresa. Em alguns casos, pode ser que a listagem nem funcione para você, pois na maioria das vezes o público não é segmentado e ninguém conhece você ou o seu trabalho.

O modo correto é fazer com que o público se interesse por você e comecem a se inscrever naturalmente.

Mas como fazer isso?

É bem simples!!

Em seu Site/Blog procure utilizar um mecanismo de cadastro, existem vários locais espalhados pelo seu site para a captura de e-mails como:

  • No topo da página Home
  • Na lateral do artigo
  • No final dos artigos
  • No meio do artigo
  • Criação de um pop-up

Deixe claro o que as pessoas vão receber ao informarem os dados de e-mails, esclareça se vão receber notícias sobre o assunto, ou se é listagem VIP.

Desta forma, você estará criando uma listagem saudável e com melhores chances para a conversão de sua estratégia de marketing.

Lembre-se: Os e-mails marketing ajudam com a divulgação das ações da sua empresa, então aproveite bem essa ferramenta.

 

Landing Pages

As landing pages são excelentes estratégias que ajudam a sua empresa na captação de leads e possuem como objetivo central a conversão de clientes, através do funil de vendas.

Elas são criadas geralmente para oferecer algum tipo de conteúdo diferenciado e exclusivo, normalmente de forma gratuita.

Use as landing pages como estratégias para a captação de e-mails e outras informações de seus visitantes. Mas os conteúdos inseridos devem ser relevantes, que despertem o interesse das pessoas a baixar em troca de suas informações.

Lembrem-se: O fato de uma pessoa preencher os dados cadastrais desta página, já significa que ela tem interesse por você e está depositando a confiança ao ofertar os seus dados. Tenha uma política de privacidade!

 

Interação com o público

Interagir com o público é sempre positivo, pessoas gostam de fazer parte de algo. Então, faça as pessoas refletirem com a leitura através de perguntas, mas tome o cuidado de responder todas elas.

Ninguém quer ter dúvidas pairando no texto! Se alguém está lendo, é porque precisa de respostas.

Interaja no final do texto também, faça perguntas que possibilitem que os leitores respondam e interajam nos comentários, mas esteja sempre pronto para respondê-las!!

Essas são boas estratégias para iniciar uma comunicação mais próxima com o seu leitor.

Não esqueça de fazer a sua auto-promoção dentro do texto, peça que assinem a sua newsletter de forma sutil.

Aproveite e cadastre o seu e-mail no campo ao lado e receba as atualizações do site em primeira mão.

 

Compartilhamentos

Deixe uma barra de compartilhamento sempre visível, que possibilite que o leitor possa compartilhar o conteúdo nas principais redes sociais.

Geralmente as barras ficam no final do texto ou flutuando ao lado enquanto o conteúdo está sendo lido.

Tente aplicar uma técnica que chame a atenção dos leitores, convide-os a compartilhar seus conteúdos em seus perfis.

 

Conclusão

Para quem está começando a escrever um blog, essas regras podem parecer um pouco complicadas, mas tenha calma e paciência, elas funcionam!

Se dedique a encontrar boas formas de divulgação. Não precisa postar um conteúdo atrás do outro, se você ainda não possui visitantes, nada adiantará.

Primeiramente, seja encontrado!

Não se deslumbre com o mundo de mailings fáceis, seja honesto e continue com a integridade da sua empresa.

Dessa forma, você só terá coisas boas para colher. O trabalho é mais fatigante, mas o resultado, pode ser melhor do que você imagina.

Para atrair mais tráfego para o seu site é fundamental que você construa conteúdos de qualidade e utilize estratégias adequadas para a divulgação.

É nessa fase que você  está começando a construir sua autoridade na internet, então não desanime se os primeiros artigos não tiverem muitos likes e compartilhamentos.

Você já tem o caminho, resta a persistência e sempre procurar novas ideias para se destacar.

Use os tópicos acima e gradualmente você perceberá as mudanças!

 

Recapitulando:

  • Utilize as técnicas básicas de SEO;
  • Produza conteúdos de qualidade;
  • Faça uma análise das ações com o Google Analytics;
  • Fique por dentro da concorrência;
  • Divulgue nas redes sociais, mas lembre-se que cada uma tem um direcionamento;
  • Utilize e-mails marketing como estratégia de divulgação;
  • Crie landing pages para transformar visitantes em leads;
  • Interaja  com o seu público, 
  • Deixe as barras de compartilhamentos fáceis para visualização e faça convites aos leitores, isso ajuda no compartilhamento.

 

Mas lembre-se: Nunca force nada!

 

Então, gostou das dicas?

 

Deixe nos comentários a sua opinião, iremos adorar recebê-la e ainda não esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais.

 

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Até o próximo post.

 

Abraço

Gerente de Comunicação e Conteúdo Digital na 1213 Comunicação